terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Momento indicado para buscar uma vaga de estagiário é nos meses de junho e dezembro

O estágio constitui o primeiro passo no mercado de trabalho, e seu comportamento durante esse período é fundamental para delinear o tipo de profissional que você será no futuro. Responsabilidade nas ações desenvolvidas, comprometimento com o trabalho e com a empresa, assiduidade e confidencialidade são quesitos essenciais para um bom estagiário.
Para o superintendente do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE/Rio), Paulo Pimenta, o momento certo para procurar um estágio, normalmente acontece ao fim de cada período letivo (junho ou dezembro), quando muitos jovens concluem seus cursos.
“Ao concluir a faculdade, de acordo com a Lei, esses estudantes não podem continuar na condição de estagiários. Além disso, outros estudantes concluem seus períodos de estágio de, no máximo, dois anos, surgindo, assim, novas vagas. Conclui-se, então, que esses meses sejam os que apresentam o maior número de oportunidades”, diz Pimenta.
No caso do CIEE/Rio, o jovem que pretende fazer um estágio, ao se cadastrar, passa a ter a possibilidade de realizar 40 cursos a distância, gratuitamente, permanecendo logado no centro de integração, buscando as vagas lançadas no sistema.
Paulo Pimenta afirma que nesta fase de procura por uma vaga de estágio, o jovem passa pelos processos de recrutamento, de entrevistas e de encaminhamento, e caso seja detectada alguma dificuldade em qualquer uma dessas etapas, o CIEE/Rio o convida a participar de palestras ou cursos na tentativa de prepará-lo melhor para o mercado de trabalho.
Além da experiência que o estágio proporciona tem, ainda, a questão da bolsa-auxílio, empregada como forma de remuneração que, muitas vezes serve para aliviar a despesa da família do aluno, pagando seus próprios estudos.
Todos os envolvidos nesses processos entendem que a prática do estágio é a forma mais perfeita de conhecer o percurso que os jovens enfrentarão após esta preparação para o mercado de trabalho. 
“Conviver com profissionais, serem monitorados pelos gestores, conhecerem os diferentes ambientes empresariais e lidar com documentos, gráficos, estatísticas, modelos, testemunhar exemplos, ouvir sugestões, propor alterações são funções muito importantes para os estudantes”, reforça Pimenta.
E ele completa: “O jovem deve ter consciência de que seu futuro depende da formação que conseguir atingir durante sua trajetória como estudante. Seu investimento num estágio, preparando-se para o mercado, proporcionará a oportunidade sonhada logo a seguir. Quando seu currículo indicar que estagiou nessa ou naquela empresa, o futuro empregador saberá distinguir o pretendente à vaga de profissional”.
  
Para conseguir uma vaga de estágio, o jovem pode encaminhar o currículo diretamente para as empresas que abrem vagas ou realizar cadastro nas agências voltadas especificamente para oportunidades de estágio.
 Para a coordenadora de estágios na Faculdade Integrada Maria Thereza (Famath), Rosângela Figlino, a importância do estágio na vida do estudante está associada ao seu aprendizado, seja na relação profissional ou na experiência adquirida a partir da aplicação dos conhecimentos teóricos ensinados na própria universidade.
“Na nossa universidade, por exemplo, temos uma central de estágios que serve para orientar e encaminhar o aluno aos centros de integração. É importante o destaque do aluno no estágio, seja em qual carreira ele siga, porque isso amplia os horizontes e o torna um profissional valorizado”, diz Rosângela.
A Famath conta, ainda, com o Serviço de Psicologia Aplicada (SPA), que é integrado por alunos recém-formados na universidade e que alugam as salas por uma taxa simbólica (R$ 15/hora) para realizar consultas a preços populares. Segundo a supervisora do curso de Psicologia, Adriana Garcia, o SPA é uma realidade e oportunidade para os alunos começarem a exercer a profissão.
“Aqui eles agendam, dão consulta, iniciam a carreira como psicólogos. Muitas vezes, o recém-formado não tem condições de alugar o próprio consultório, então nós disponibilizamos essas salas com este objetivo de ajudá-los neste começo”, diz ela.
Segundo a coordenadora do SPA, Mariana Magalhães, são 12 salas em um espaço anexo à faculdade, e o atendimento de cada paciente dura cerca de 45 minutos. 
“Os alunos que já concluíram o curso podem alugar o espaço por até um ano. Até hoje já foram mais de dois mil atendimentos realizados”, comemora Mariana, enquanto orienta o aluno do 9º período de Psicologia, Douglas Fróes, 24 anos. 
O diretor do curso técnico Vitec, Victor Alvarez, ressalta que o estágio é obrigatório em todos os cursos técnicos. Segundo ele, o ideal é que o estágio seja realizado dentro de empresas, no ambiente externo à instituição de ensino. Além disso, Victor Alvarez reforça que o candidato a uma vaga de estágio tem que ter os mesmos atributos de um candidato para um emprego formal.
“Como tem sido bem difícil o aluno conseguir estágio, principalmente em indústrias, devido ao risco, horário de trabalho, entre outras questões, algumas instituições de ensino técnico já estão inserindo na grade curricular um estágio supervisionado na própria escola, onde as mesmas tentam criar um ambiente parecido com a do mundo real de uma indústria e/ou com atividades extracurriculares”, explica Alvarez.

Nenhum comentário:

Postar um comentário