sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Mais sobre Freud !!

O neurologista e psiquiatra austríaco Sigmund Freud morre de câncer em Londres, aos 83 anos. De ascendência judaica, Freud tinha deixado Viena em 4 de junho de 1938 em seguida às perseguições das quais ele também era vítima. Seus livros são queimados em praça pública em Berlim e a psicanálise é denunciada pelos nazistas como uma “ciência judaica”. Seus quatro irmãos permaneceram na Áustria de onde foram levados aos campos de concentração e mortos. Sua filha Ana foi a única de seus seis filhos que abraçaria mais tarde a profissão de psicanalista.
Na efervescência intelectual que caracterizou a virada do século 19 para o século 20, o médico e neurologista Sigmund Freud se destacou ao entregar ao mundo uma nova disciplina médica, a psicanálise. Rompendo com a alternativa entre causas físicas e a simulação para compreender a histeria, desenvolveu uma abordagem inovadora do espírito humano, conferindo um papel fundamental ao inconsciente.

Após ver seus livros queimados pelos nazistas em 1934, Freud, então acometido de câncer, decide se exilar na Inglaterra para escapar da Gestapo. De origem judaica e autor de teorias que não gozavam do favor do novo regime alemão, Freud prefere fugir com sua família para Londres, onde vem a falecer em 23 de setembro de 1939.

Nenhum comentário:

Postar um comentário